TRAIL RUNNING

CINFÃES NO LOUZAN TRAIL

No dia 22 de Julho de 2013, pelas 13:30, na companhia de dois grandes amigos, Vitor André e Tiago Aragão, parti para a Lousã, para participar no LousanTrail, 25km de Pura Loucura.
Já na belissima Vila da Lousã, juntou-se a nós o amigo Viriato para completar a equipa.
Partimos para os Trilhos da Serra da Lousã, cerca das 17:30, saida rápida a tentar manter o ritmo bastante elevado de inicio, mas com um acumulado de subida na parte inicial bastante extenso, obrigou-me a abrandar.

  Sempre com a companhia do amigo Viriato lá fomos subindo, por um percurso fantástico a passar pelas belíssimas Aldeias de Xisto que e a sermos contemplados por uma beleza paisagística inigualável.

Durante a subida perdemos de vista o Tiago e o Andre, que mantiveram um ritmo bastante elevado e seguiram na nossa frente durante todo o evento. Ainda a subir fomos acompanhados de perto por um veado, o que me leva a concluir que só no Trail Running e neste contacto directo com a natureza é que é possivel ter determinadas experiência e sermos contemplados com uma beleza indescritivel que a natureza nos proporciona.

No final o Tiago Aragão a alcançar um belissimo 4º lugar a completar os 25km em 2h26:31



Mais uma prova superada, siga novamente para Cinfães para acabar a noite nas Festa de S. João
TRAIL RUNNING MUITO MAIS QUE UMA CORRIDA


____________________________________________________________________________________

 MIUT- Madeira Island Ultra Trail







LINK(S) DE FOTOS












O Trail Running popularizou-se nos últimos anos e tem tido um incremento ao nível de organização de evento, em todas as serras e montanhas  do nosso pais. Esta modalidade desportiva é caracterizada por trazer um elevado grau de emoção, desfio, superação dos limites do nosso corpo e também uma total integração com o espaço natural e aventura.
Running é um termo anglo-saxónico que define o acto de correr. Num sentido Geral pode englobar qualquer actividade física de locomoção a um ritmo ou velocidade (ou ambos) superiores ao da caminhada normal. Mas num sentido mais restrito, onde se incluem os praticantes desta modalidade, que se apelidam de corredores, o Running é a prática regular em ambiente urbano, planificada, sistemática e com alto grau de disciplina de actividade física de correr. 
A prática do Running (corrida de características urbanas) estendeu-se para a periferia e zonas rurais e nos últimos anos   para zonas de montanha. Esta mutação de local de prática desportiva, derivou naquilo que hoje se chama Trail Running. Esta disciplina desportiva de montanha , combina algumas componentes de corrida e caminhada. A corrida é uma actividade física planificada que consiste em correr. A caminhada é uma actividade física que consiste em andar. 
A diferença da corrida convencional, como na caminhada, o Trail Running é praticado em ambientes não urbanos, fundamentalmente em serras, montanhas, bosques e outros locais naturais. Por isso o termo "Trail" significa trilho ou caminho natural.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


IV Trail Terras de Sicó

   O dia a Iniciar cerca das 06:45, para uma viagem até Terras de Sicó, Conimbriga Terra com vestígios de existência da maior povoação Romana existente em Portugal, Conimbriga foi a época da invasão Romana da Península Ibérica  a principal cidade do Conventus Scallabitanos , província Romana da Lusitânia, localiza-se a 16km de Coimbra, na freguesia de Condeixa- a - Velha.

 Após este breve momento de história, um pequeno resumo do Trail.
 A iniciarmos poucos minutos após as 09:30, para mais um percurso fantástico, como  vem sendo habito nestes eventos de Trail.




  Na companhia de grandes amigos lá iniciamos o percurso com uma saida muito rápida e com o amigo Tiago Aragão a alertar-me para o facto de estar a iniciar com um ritmo muito elevado, a minha inexperiência a fazer-se sentir, claro ouvi o conselho dado pelo Tiago e segui a um ritmo mais moderado, uma vez que se tratava de uma prova com cerca de 23km.

Um percurso muito rápido, com poucas zonas técnicas e poucos eram os locais onde tinha que ir a passo, quase sempre em corrida, ganhava algumas posições nas zonas mais técnicas uma vez ser os locais onde me sinto melhor e mais á vontade, seguia a um ritmo que me levasse a concluir o percurso com êxito.



Alguns dos locais que me ficaram na memória, foram um carreiro mais técnico, onde tínhamos que descer entre a vegetação e que fiz com uma enorme vontade que se prolongasse por mais tempo, o que não se verificou, era apenas uma passagem  :) 
Claro como de uma prova de Trail se tratava, a verdadeira subida com uma extensão razoável, que me levou a seguir a passo, um pouco rápido atendendo á inclinação, outro dos locais foi o abastecimento situado numa aldeia, onde se encontravam diversas Auto caravanas e ao parar no abastecimento verifiquei que ai decorria uma pequena festa, não sei se era pelo facto de ali decorrer o Trail, se era uma festa da Aldeia.

Claro a melhor parte de todas, a chegada á meta, cerca de 2h15 depois com a melhor claque de todas a apoiar, a Beatriz a Sónia e o Tiago  que se encontravam ali a aguardar pela minha chegada, obrigado a todos pelo apoio, especialmente à Beatriz, que espero venha a ser uma Trail Runner :)

Consegui o 85º lugar, o Tiago Aragãoa o 25º, o André a ficar na 104ª posição, obrigado amigos pelo apoio.
Treinamos para o próximo??????? 

Classificação:
Fotos:


TRAIL SANTA IRIA "MELRES" 

Dia 03 de Fevereiro de 2013, odia começa bem cedo, cerca das 06:30, preparativos para o longo e duro percurso pela Serra de Santa Iria e Serra das Banjas, 25Km, com uma altimetria fantasista.


Na companhia do amigo Ramos lá me desloquei até á belissima localidade de Branzêlo -Melres, uma manha de sol, mas com temperaturas a rondar os 0 graus.
No local já se encontravam vários atletas, aos quais se juntou mais tarde e para completar a equipa Cinfanense, o amigo Tiago Aragão.



Encontramos ainda algumas caras conhecidas do BTT TRILHOS DE CINFÃES, Sr Francelino Fernandes, que realizou uma belíssima foto reportagem de toda a prova e teve a amabilidade de tirar a foto ao trio Cinfanense :)


Inicio da prova com alguns km iniciais em alcatrão e em patamar, para aquecimento das pernas, após estes km, entramos no monte e as subidas a começaram a sentir-se, rapidamente passamos para uma subida entre árvores com uma inclinação brutal, a passo, acelerado claro :)


O Trail foi todo ele realizado num percurso fantástico com paisagens brutais, para recordação ficam alguns dos pontos mais marcantes, a subida apelidada de IMPOSSIVEL, a qual após transposta, passou a ser possível :)



Ao descer uma grande encosta, olho para a direita vejo uma belíssima cascata, um local com uma beleza paisagística inigualável, a qual não teria sido possível conhecer, se não participasse nesta prova, "será por isto que faço 25 km e fico com uma grande dor de pernas???"


Qual o meu espanto quando vejo um pequeno helicóptero telecomandado, talvez a filmar e alguns Bombeiros junto de um penhasco, tento encontrar o caminho e fazem-me sinal, para uma escarpa onde estava uma pequena fita sinalizadora, era por ali mesmo, uma descida impropria para cardíacos  uma altitude brutal com o Rio ao fundo, local para onde teria que passar, ( para mim a parte melhor de todo o percurso).


Após a espectacular descida até junto do Rio, entramos num Single Track, pela sua margem, até encontrar uma pequena casa em ruínas, novamente a duvida, por onde é o caminho, como não havia outra solução para a passagem, espreito pela janela da já referida casa, local onde se encontravam alguns fotógrafos  e me faziam sinal, indicando que o caminho era de facto por ali, espectacular e único, transponho a janela e saio pela porta hehehe, continuando o caminho, umas vezes a passo outra a correr.



Já na parte final e com o pensamento de dever cumprido, com uma dor de pernas incrível, com  a companhia dos amigos e de novos camaradas fico Fã do "Trail Runnig" .




Click nos Link vale a pena ver !!!!!






CHRISTMAS TRAIL 2012

Na Segunda feira dia  24 de Dezembro de 2012, preparação para a noite de consoada,  a convite do amigo Tiago Aragão, realizamos o Christmas Trail, pelos Trilhos de belíssima Serra de Montemuro em Cinfães.



Inicio do treino pelas 10:30, junto das Bombas de combustível das Portas de Montemuro, a temperatura estava a ideal para a prática da modalidade :), contamos com a participação de 11 amigos, num clima bastante animado, animação esta que nos acompanhou durante todo o percurso.




Corrida de Montanha "Casa do FCP Cinfães"



Link de fotos:



Trail das Regadinhas 2012




LINK FOTOS" TRAIL DAS REGADINHAS 2012"

Sem comentários:

Enviar um comentário